Caso queira postar algo, mande para o nosso e-mail servirilha@gmail.com e em breve seu post estará aqui.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

SECURAAA


Atualizado em: Quarta-feira, 15/09/2010 às 17:26:24


Brasília registra nível de umidade mais baixo dos últimos dois anos.


A agência de medições meteorológicas ClimaTempo, registrou no começo desta quarta-feira (15) o menor índice de umidade relativa do ar dos últimos dois anos. A medição realizada por volta das 14h00, registrou apenas 5% de umidade e a maior variação chegou a 1 ponto, atingindo, após as 16h00, apenas 6%.

Segundo a agência, essa baixa é a maior desde o último ano. Pelos padrões da OMS – Organização Mundial da Saúde – uma região entra em situação de emergência, por conta do ar seco, quando os níveis de umidade do ar ficam iguais ou menores do que 12%. As medições realizadas em Brasília registraram, em alguns dias do período de estiagem, níveis inferiores à 8%.

As medições do ClimaTempo são realizadas próximas ao aeroporto Juscelino Kubitschek e apresentam grande discrepância se comparadas às medições oficiais realizadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia. Essa diferença acontece porque as aferições são realizadas em áreas diferentes; ainda que os registros ocorram na mesma cidade, a região onde cada uma acontece pode ser um fator de variação desses dados.

Na região onde o Climatempo atua, os índices de umidade tendem a ser mais baixos por conta de fatores do ambiente, como ventos, baixa pressão dentre outros.

De acordo com o meteorólogo Bruce Pontes, da ClimaTempo, não há previsão de chuva no estado do Goiás ou no Distrito Federal. "Os modelos de previsão estão prevendo uma pequena precipitação em áreas próximas à cidade no último dia do mês, mas a previsão não é confiável, já que nesta época do ano, só pode-se prever o clima até o quinto dia de prognóstico, no máximo", explica Bruce.

Ainda de acordo com meteorólogo, esses baixos registros de umidade só são comparados à níveis observados em regiões desérticas. Oficialmente, a menor taxa de umidade relativa do dia de hoje em Brasília, assim como em Goiânia, foi de 16%, conforme dados das estação convencionais destas cidades, pertencentes ao INMET.

Recomendações


Com a baixa umidade, alguns cuidados devem ser tomados a fim de se evitar problemas de saúde. Mantenha-se sempre hidratado; beba muita água para evitar dor de cabeça, tontura, náusea, irritação nos olhos, nariz e garanta. Durante este período, a população também fica mais propensa a doenças como gripes, viroses, doenças respiratórias e alérgicas.


As atividades físicas entre 11h e 15h devem ser evitadas. Esses horários costumam registrar maiores índices de temperatura e menores níveis de umidade.


Vale lembrar que é muito comum nessa época de estiagem a rápida propagação de incêndios. Os cuidados devem ser redobrados.

Um comentário: